fundaçao do idoso s.joao do rio do peixe


Francisco diz que poder do papa é o serviço aos pobres

Cidade do Vaticano, 19 mar (EFE).- O papa Francisco disse nesta terça-feira que o poder do pontífice é constituído para servir aos outros, 'especialmente aos mais pobres, aos mais frágeis, aos menores, ao faminto, ao sedento, ao forasteiro, ao desnudo, ao doente e ao preso'.

'Certamente, Jesus Cristo deu um poder a Pedro, mas de que poder se trata? Nunca esqueçamos que o verdadeiro poder é servir, e que também o papa, para exercer este poder, deve entrar cada vez mais nesse serviço que tem seu auge luminoso na cruz. Deve pôr seus olhos no serviço humilde, concreto, rico de fé', afirmou o papa na homilia da missa de início de pontificado.

O jesuíta acrescentou que o papa deve abrir os braços para guardar todo o povo de Deus e acolher com afeto e ternura toda a humanidade, 'especialmente os mais pobres, os mais fracos, os menores. Estes aos quais Mateus descreve no juízo final sobre a caridade: ao faminto, ao sedento, ao forasteiro, ao desnudo, ao doente, ao prisioneiro'.

O Bispo de Roma também pediu aos responsáveis políticos e sociais que sejam zelosos da criação e guardiães do meio ambiente.

'Gostaria de pedir, por favor, a todos os que ocupam postos de responsabilidade no âmbito econômico, político ou social, a todos os homens e mulheres de boa vontade: sejamos zelosos da criação, do desígnio de Deus inscrito na natureza, guardiães do outro, do meio ambiente, não deixemos que os sinais de destruição e de morte acompanhem o caminho deste nosso mundo', afirmou na homilia.

O papa frisou que para custodiar os homens também precisam cuidar deles próprios. 'Lembremos que o ódio, a inveja e a soberba sujam a vida. Custodiar quer dizer então vigiar sobre nossos sentimentos, nosso coração, porque aí é de onde saem as intenções boas e más: as que constroem e as que destroem. Não devemos ter medo da bondade, nem da ternura', disse Francisco.

O papa afirmou que a vocação de zelar não só corresponde aos cristãos, mas corresponde a todos, 'é zelar por toda a criação, a beleza da criação, como se diz no livro do Gênesis e como nos mostra São Francisco de Assis: é ter respeito por todas as criaturas de Deus e pelo entorno no qual vivemos'.

'É custodiar o povo, preocupar-se por todos, por cada um, com amor, especialmente pelas crianças, os idosos, que são mais frágeis e que frequentemente ficam na periferia de nosso coração', destacou.

O papa assegurou que quando o homem falha nessa responsabilidade, 'quando não nos preocupamos pela criação e pelos irmãos, então ganha terreno a destruição e o coração fica árido'.

'Infelizmente, em todas as épocas da história existem Herodes que tramam planos de morte, destroem e desfiguram o rosto do homem e da mulher', manifestou.

O papa pediu ainda aos fiéis que não tenham medo da bondade, da ternura, que 'não é a virtude dos fracos mas o contrário, denota fortaleza de ânimo e capacidade de atenção, de compaixão, de amor'.

 

 

Bem-vindo à instituição sem fins lucrativos Fundaçao do bem-estar do idoso.

 

 

 

 

somos uma instituição de ação local, regional Os nossos colaboradores concebem e enfrentam, A nossa missão . Exercemos a nossa atividade de forma responsável e profissional.

Todos os nossos colaboradores trabalham em regime de voluntariado, dedicando o seu tempo livre para a defesa dos As comunidades e empresas locais, bem como vários cidadãos particulares apoiam a nossa ação com a doação do seu trabalho e / ou donativos.

Venha saber mais sobre a instituição na nossa página web. Caso pretenda falar com um dos nossos colaboradores, por favor, contacte-nos. Estamos ao seu dispor!

Visite-nos em qualquer uma das nossas delegações.

Pode nos encontrar em Antonia claudino de Andrade Oliveira, São joao do rio do peixe.

Telefone: 83 96341375.

Representantes de entidades participaram da cerimônia de abertura da Casa do Idoso de São João do Rio do Peixe. Ato aconteceu na manhã desse Domingo.

          https://www.aracasfm.com.br/casadoidoso11032013.html

 

estatuto do idoso.


  •  
  •  
  •  
  •  

Entre os vários dos desafios do envelhecimento saudável e com qualidade de vida está a garantia da convivência familiar, e a integração do idoso na comunidade. A permanência do idoso em casa é uma situação que deve ser preservada e estimulada por toda a família, porém o envelhecimento é uma realidade de muitas faces, e a opção pela moradia em instituição de longa permanência é, algumas vezes, a única alternativa.

As instituições de longa permanência são locais de acolhimento em regime integral, previstas na proteção social especial de alta complexidade, para atender idosos em situação de abandono ou negligência, em caso de suspensão temporária ou quebra de vínculo familiar e comunitário.

As normas de funcionamento para as Instituições de Longa Permanência para Idosos estão especificadas na Resolução da Diretoria Colegiada - RDC Nº 283/2005 e na Resolução RDC nº 94/2007.

Atos relacionados estão determinados na:

Lei nº 6437, de 20 de agosto de 1977, que configura infrações à legislação sanitária federal e estabelece as sanções respectivas

Lei nº 10741, de 01 de outubro de 2003, que dispõe sobre o Estatuto do Idoso.

A Fundação de Ação Social e a Secretaria Municipal da Saúde acompanham a rotina dos idosos moradores nessas instituições, com objetivo de lhes assegurar padrões de qualidade no atendimento. 

São fundamentais a garantia da autonomia, independência, convívio familiar e comunitário, trabalho sociofamiliar e desenvolvimento de oportunidades para o fortalecimento ou restauração de vínculos familiares e a (re)inserção na família quando possível. Também de importância fundamental é o acesso dos idosos aos serviços disponíveis na rede de proteção socioal, como na área da saúde, educação, atividades culturais e de lazer, conforme a legislação vigente.

Este trabalho gerou o estabelecimento de padrões qualitativos dos serviços prestados por essas instituições, que foram normatizados no Protocolo de qualidade em instituições de longa permanência para idosos (arquivo disponível abaixo).

 

 


Galeria de fotos: Página inicial

/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/a3191594232-5e1d613d1d-jpg/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/idosos-felizes-jpg/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/idosos-jpg/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/idosos-felizes-novo-cliente-cor-jpg/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/images-jpg1/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/untitled-png/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/untitled1-png/
/album/galeria-de-fotos-pagina-inicial/untitled2-png/

—————